quinta-feira, 19 de abril de 2012

Índios


Hoje quero celebrar e lembrar os meus antepassados. A luta e a força da minha Bisavó Dona Vitalina que era índia e me ensinou a ser forte, ser mãe, ser guerreira, ser mulher, ser humilde e a olhar a beleza da natureza. Obrigada!

Hoje quero deixar claro meu amor por essa cultura, por essa gente, por esses povos indígenas. Eles merecem nosso pleno respeito, somos o que somos, BRASILEIROS, porque muitos deles construíram com seu trabalho escravo, ou ainda antes com suas culturas e modo de vida por toda a América Latina. Índios estão por traz de toda a história de nossa civilização latino americana, então devemos respeito, já que a terra e sua cultura foram exterminada por nossos colonizadores.

Nós ainda ouvimos falar em genocídio, de mortes de índios e índias. Ouvimos falar de invasão de terras por índios, mas quem invadiu primeiro? Reduzimos suas terras a reservas que se diminuem cada vez mais, é assim que valorizamos nossa história.

Quem desbravou florestas e caminhos para a construção de nossos estados? Que foi explorado e morto por ter uma religiosidade e cultura diferente?
Nossos índios, que ainda hoje são tratados como lixo e marginalizados por poderosos.

Hoje é mais que um dia de festa, hoje é mais um dia de luta para os nossos índios que lutam por suas vidas e para serem livres e plenos.

Viva os índios! Viva a Cultura indígena! Viva o índio brasileiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário